NOSSA HISTÓRIA

A história de Varre-Sai acha-se vinculada à de Natividade, município do qual era sede distrital. Sua evolução acha-se vinculada à de Itaperuna, com origem na penetração do desbravador José Lanes Brandão na área, por volta de 1831, que desencadeou fluxo migratório para a região. Em decorrência disso, em 1853, foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Natividade do Carangola e, a partir do final do século XIX, com o advento da ferrovia, sua colonização se processou de forma rápida e contínua.

A freguesia chegou a tornar-se vila e sede do então recente município de Itaperuna, em 1885. Logo depois, contudo, perde sua hegemonia, passando por período de modificações administrativas. Em 1947, foi promulgado o desmembramento, de Itaperuna, dos distritos de Natividade do Carangola, Varre-Sai e Ourânia, a fim de constituírem o novo município de Natividade do Carangola. Mais recentemente, registra-se a alteração do nome para Natividade e o desmembramento do distrito de Varre-Sai, constituindo novo município na Região Noroeste Fluminense.

O nome do município vem da história de D. Inácia, proprietária de um curral que Varre-Sai, já que foi ele o doador das terras do povoado, nos idos de 1850. Ele o fez devido a uma promessa a São Sebastião, dando origem ao vilarejo de São Sebastião do Varre Sahe.

A partir de meados do século XX, a decadência da lavoura do café teve como conseqüência a estagnação da dinâmica urbana, que hoje é servida por somente uma rodovia estadual que liga Varre-Sai a Natividade.emprestava aos tropeiros. Como, ao saírem, deixavam o local sujo, irritada ela dizia: “varre e sai”. Algum tempo depois chegam à cidade cerca de 100 famílias de imigrantes italianos, os quais a colonizariam e a tornariam famosa, não muito tempo depois, pelo tradicional vinho de jabuticaba.

Felicíssimo Faria Salgado foi de fundamental importância para o surgimento da cidade de Varre-Sai, já que foi ele o doador das terras do povoado, nos idos de 1850. Ele o fez devido a uma promessa a São Sebastião, dando origem ao vilarejo de São Sebastião do Varre Sahe. A partir de meados do século XX, a decadência da lavoura do café teve como conseqüência a estagnação da dinâmica urbana, que hoje é servida por somente uma rodovia estadual que liga Varre-Sai a Natividade.

Gentílico: varresaiense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Varre-Sai, pela lei provincial ou decreto provincial, nº.2389, de 19-11-1879, criado também por deliberação estadual de 31-10-1891 e por decretos estaduais nº, 1 de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao no município de Itaperuna.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Varre-Sai figura no município de Itaperuna. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Por ato das disposições constitucionais transitórias deste Estado, promulgado em 20-06-1947, o distrito de Varre-Sai foi desanexado do município de Itaperuna para constituir o novo município de Natividade do Carangola, disposições estas mantidas pela lei estadual nº.6, de 11-08-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Varre-Sai permanece no município de Natividade de Carangola.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado a categoria de município com a denominação de Varre-Sai, pela lei estadual nº 1790, de 12-01-1991, desmembrado de Natividade. Sede no antigo distrito de Varre-Sai. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Por ato das disposições constitucionais transitórias do Estado, promulgado em 20-06-1947 e lei estadual nº 6, de 11-08-1947, transfere o distrito de Varre-Saí do município de Itaperuna para o de Natividade de Carangola.

Fonte: IBGE (http://cod.ibge.gov.br/4OZK)

Link permanente para este artigo: https://caixadeprevidenciavarresai.rj.gov.br/nossa-historia/

Pular para o conteúdo